

FGV Energia realiza seminário sobre descomissionamento offshore em meio a mudanças estratégicas no setor de óleo e gás
Segunda Edição do Seminário acontecerá em Outubro, no Rio de Janeiro
A Fundação Getulio Vargas, por meio da FGV Energia, realizará no dia 22 de outubro, no Rio de Janeiro, a segunda edição do Seminário de Descomissionamento Offshore: desafios e oportunidades. O evento reunirá autoridades públicas, representantes da indústria de óleo e gás, juristas, especialistas e acadêmicos para debater os avanços, gargalos e perspectivas dessa etapa crítica do ciclo de vida das infraestruturas offshore.
Com o descomissionamento de ativos se tornando pauta estratégica para o Brasil, que ocupa o segundo lugar no ranking mundial da atividade — especialmente com o planejamento da Petrobras de descomissionamento de 10 plataformas até 2029, movimentando 9.9 bilhões de dólares —, o seminário pretende lançar luz sobre as implicações econômicas, ambientais e regulatórias do tema. A previsão é que a desativação e desmonte de estruturas offshore tenha um movimento intenso nos próximos 30 anos, impulsionando a cadeia industrial e a geração de empregos.
“O descomissionamento offshore exige uma abordagem integrada, que considere aspectos regulatórios, técnicos, sociais, econômicos e ambientais. Nosso objetivo é contribuir para o amadurecimento do debate e apoiar a construção de soluções sustentáveis e juridicamente seguras para o setor”, afirma Carlos Quintella, diretor da FGV Energia.
A programação inclui cinco painéis com especialistas e lideranças do setor, além de espaço para networking entre os participantes. O encontro será realizado no Centro Cultural da FGV, em Botafogo (RJ), das 9h às 18h.
FGV Energia convida você para o centro do debate sobre descomissionamento offshore, pauta estratégica para o Brasil, que ocupa o segundo lugar no ranking mundial da atividade. Participe!

TEMAS DE DESTAQUE
Ciclo de vida das instalações de O&G
Mercado de Descomissionamento e Desmantelamento
Protagonismo do Brasil no Descomissionamento de ativos offshore
Papel do Descomissionamento na Economia Circular
Desafios regulatórios para o Descomissionamento e Desmantelamento
Impactos socioambientais das cadeias de Descomissionamento e Desmantelamento
Modelos de negócios e funding
Contratos e legislações
Relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Tecnologias aplicáveis ao mercado de Descomissionamento e Desmantelamento
Operações de descomissionamento Repetro-Sped
PÚBLICO ALVO
PERFIL

Presidentes/Diretores/ Dirigentes/Gerentes/ Executivos do Setor de Energia
PODER DE DECISÃO

65% Decide
20% Aprova
10% Sugere
5% ND
REGIÃO

Brasil
Região Sudeste
Rio de Janeiro
SEGMENTO

Petróleo e Gás, Offshore, Naval, Engenharia, Regulação, Meio Ambiente e Sustentabilidade
PROGRAMAÇÃO
Programação Preliminar e sujeita à alterações
08h30 – 09h00
09h00 – 09h05
09h05 - 9h35
CREDENCIAMENTO
ABERTURA INSTITUCIONAL - Carlos Quintella
MESA DE ABERTURA: A IMPORTÂNCIA DO DESCOMISSIONAMENTO PARA A ECONOMIA NACIONAL
Sylvia Anjos – Diretora de E&P, Petrobras
10h50 - 11h50
Análise da cadeia de descomissionamento offshore brasileira, com base nos planos estratégicos da Petrobras e projeções de capex. Discussão sobre a capacitação da indústria nacional para atendimento da demanda, gaps tecnológicos e modelos de contratação. Avaliação de oportunidades de investimento em infraestrutura especializada e análise competitiva do posicionamento brasileiro no cenário global.
PAINEL 1: “ANÁLISE ESTRATÉGICA DO MERCADO DE DESCOMISSIONAMENTO OFFSHORE: PROJEÇÕES, CAPACITAÇÃO DA CADEIA NACIONAL E OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO”
Mozart Junqueira Ribeiro - Superintendente de Indústria Naval e Recursos do Mar, Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar RJ (SEENEMAR)
Carlos Alexandre Belo Castilho - Gerente Geral de Projetos de Descomissionamento, Petrobras
Godofredo Mendes Vianna - Sócio Sênior, Kincaid Mendes Vianna Advogados
11h50 - 12h50
Análise dos modelos de financiamento aplicáveis aos projetos de descomissionamento, com foco em estruturas de project finance e instrumentos de garantia. Discussão técnica sobre a operacionalização do regime aduaneiro do Repetro-Sped, aspectos fiscais e tributários, e mecanismos de mitigação de riscos regulatórios. Estudo de casos de modelagem econômico-financeira.
PAINEL 2: "ESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA E ASPECTOS REGULATÓRIOS ADUANEIROS: MODELOS DE PROJECT FINANCE, GARANTIAS CONTRATUAIS E APLICAÇÃO DO REPETRO-SPED"
Moderador: Mauro Destri - CEO, Destri Energy
Michele Rolim - Especialista em Comércio Exterior, Maersk Supply Service Ronaldo Feltrin - Superintendente Auditor Fiscal, RFB
Jeniffer Adelaide Marques Pires Cotta - Presidente da Comissão de Direito Aduaneiro, OAB-RJ
14h - 15h15
Abordagem técnica sobre a gestão integrada da cadeia de descomissionamento, desde o planejamento das operações offshore até o desmonte onshore. Análise de tecnologias aplicadas às diversas etapas do DESCOM. Discussão sobre critérios de seleção tecnológica e protocolos de segurança operacional.
15h15 - 16h30
Discussão técnica sobre a incorporação de critérios ESG nos processos de tomada de decisão ao longo do ciclo de vida dos projetos. Apresentação de metodologias para quantificação de impactos ambientais, frameworks de economia circular aplicada ao descomissionamento, e sistemas de métricas para mensuração de contribuição aos ODS. Análise de casos de aplicação de critérios técnicos de sustentabilidade.
PAINEL 3: "GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA INTEGRADA: ENGENHARIA DE REMOÇÃO, TECNOLOGIAS DE CORTE E DESTINAÇÃO FINAL DE MATERIAIS"
Moderador: Edson Valverde - Gerente de Descomissionamento, Petrobras
Viníciuis Patel - Diretor da Administração Portuária, Porto do Açu
Rodrigo Freitas - Gerente Subsea, Trident Energy
Erik Fabian Gomes Cunha - Diretor Comercial, Oceanpact
PAINEL 4: "INTEGRAÇÃO DE CRITÉRIOS ESG NA GESTÃO DO CICLO DE VIDA: METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO, ECONOMIA CIRCULAR E MENSURAÇÃO DE ODS"
Moderador: Clarissa Brandão – Pesquisadora, FGV Energia
Karen Alves – Coordenadora de Gestão Organizacional, ANP
Kloê Siqueira – Especialista em Suprimentos e Palestrante, Preta do Petróleo
Alexandre Calmon – Sócio fundador, Costa Rodrigues Advogados
Giovani Loss – Sócio Diretor, Mattos Filho
16h30 – 17h
PALESTRA DE ENCERRAMENTO - KEYNOTE SPEAKER
Pietro Mendes - Diretor, ANP
17h
CONCLUSÕES FINAIS
ESPECIALISTAS CONFIRMADOS
Conheça os maiores nomes do setor de energia que vão participar do evento

A FGV ENERGIA
A FGV Energia dispõe de um histórico consistente na produção de conhecimento ao setor de energia e clima, sendo parte de uma instituição eleita como o 3º think tank mais importante do mundo e o mais influente da América Latina, segundo o Global Go To Think Tank Index Report. Isso inclui a realização de seminários, participação em consultas públicas, diálogo com stakeholders, consultoria para entidades governamentais e privadas, e a promoção de cursos presenciais e online.
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DA PRIMEIRA EDIÇÃO

REPERCUSSÃO POSITIVA DO PÚBLICO SOBRE A PRIMEIRA EDIÇÃO
O evento se destacou por apresentar um panorama completo das experiências brasileiras, incluindo seus desafios mais prementes. Ao transformar desejos em ações concretas, ele demonstrou o potencial da inovação para solucionar problemas reais.
O evento foi espetacular! Abordou temas importantes para despertar a comunidade para as oportunidades e os desafios do descomissionamento. Me intrigou o fato de que há necessidade de atenção para o tratamento da sucata/rejeitos
Excelente evento. Tema super relevante. Painéis de alto nível com pessoas de expressão na indústria, muito bem qualificadas. Ótimas instalações, ótimo serviço. A oferta do almoço pela organização proporciona conforto, agilidade e uma oportunidade ímpar de networking. Parabéns.
O evento foi excelente! A presença dos principais atores do processo de descomissionamento foi evidente, com palestras excelentes e os principais pontos sobre o mercado.
Considero que o evento superou as minhas expectativas. Tudo foi colocado de forma objetiva. O evento confirmou o volume de oportunidade que já imaginávamos para esse modelo de negócio (Descomissionamento). Saí com uma visão mais apurada dos desafios e oportunidades, os quais, tenho certeza que a empresa em que trabalho estará participando. Parabéns para a FGV Energia e todos os envolvidos nesse magnífico evento!"
O evento foi muito bem organizado, destacando o tema 'modelo de negócios e funding', que raramente é discutido em encontros sobre descomissionamento. Outro ponto alto foi a participação de representantes de órgãos reguladores como IBAMA e CNEN.
Parabens pela organização do evento. É um tema de suma importância, com bastante desafio e complexidade e que precisamos do apoio de todos para termos o compartilhamento de experiências, lições aprendidas, regulamentações e etc.
Evento excelente!
Reuniu grandes mentes por trás desse tema que é o descomissionamento.
Faço parte de um grupo de pesquisa que estuda alternativas sustentáveis para o desmantelamento e esse evento foi de suma importância para nós. Espero estarmos palestrando em um evento futuro ao lado dessas grandes mentes.
